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Autocuidado para os dias de trabalho

Atualizado: 6 de jan.

Assim que apreendemos o conceito de autocuidado, muitos de nós partimos em nossa jornada de autocuidado com as melhores intenções. Temos todos os tipos de planos de como vamos adicionar o autocuidado em nossas vidas e torná-lo parte de nossa rotina diária. Quando fazemos isso, nem sempre consideramos como podemos incorporar o autocuidado também em nossos dias de trabalho.




Cuidados básicos


O autocuidado não precisa ser extravagante ou caro. Antes de fazermos qualquer outra coisa, precisamos ter certeza de que cobrimos o básico. Com nossos dias de trabalho transbordando com todo o "fazer", é fácil esquecer de beber água o suficiente no trabalho. Se nos lembrarmos de beber, geralmente é café. A cafeína é um diurético, embora não haja nada de erradoem consumi-la, infelizmente o café não é uma bebida que hidrata. Carregar uma garrafa de água e lembrar de enchê-la pode nos ajudar a nos mantermos hidratados ao longo do dia.


Quando chegamos do trabalho nos sentindo absolutamente exaustos, muitas vezes a última coisa que queremos fazer é começar a preparar o próximo dia. Fazer a preparação da refeição nos fins de semana ou nos horários de menor movimento pode ajudar a tornar as noites um pouco mais fáceis. Isso pode incluir coisas como pré-cozinhar e descongelar refeições no micro-ondas, além de termos muitas coisas "fáceis" em nossos armários. Alguns de nós podem optar por um plano de refeições uma semana de cada vez, para que não tenhamos que pensar sobre isso durante o dia.


Ambiente


Criar um ambiente positivo pode fazer uma grande diferença em como nos sentimos durante um dia de trabalho. Quer trabalhemos em um escritório, em casa, em um caminhão ou em qualquer outro lugar, manter nosso ambiente de trabalho organizado pode nos ajudar a pensar com mais clareza. Às vezes, também pode ser bom ter lembretes positivos ao nosso redor. Poderíamos colocá-los no escritório, em nossa mesa, como plano de fundo em nosso telefone ou na tela do computador.


Uma cadeira pode não parecer muito, mas pode fazer uma grande diferença. Se nossa cadeira não nos apoiar adequadamente, podemos acabar com todos os tipos de dores e sofrimentos. Garantir que tenhamos uma cadeira de apoio adequada em nosso local de trabalho - seja em casa ou no escritório, pode ajudar a prevenir dores desnecessárias e problemas nas costas. O que vestimos também pode afetar a forma como nos sentimos. Se estivermos desconfortáveis, com muito calor ou frio, podemos tornar os dias mais longos do que o normal.


Telas


Os exames de vista são fáceis de esquecer, mas podem ser absolutamente vitais, especialmente se trabalharmos regularmente olhando telas. Dores de cabeça são cada vez mais comuns por causa disso.


Intervalos para a vista podem ser importantes - principalmente se passarmos dias inteiros na frente de um computador. Até o simples fato de se levantar e ir buscar outro copo d'água pode ajudar a dar descanso aos olhos e alongar as pernas.


Gerenciamento de tempo


É importante que façamos pausas adequadas - saia da frente do computador, respire um pouco, almoce e depois volte para a mesa se sentindo pronto para enfrentar o que quer que as próximas horas tenham reservado para você. Muitos locais de trabalho agora oferecem horários flexíveis. Se trabalharmos em algum lugar que nos permita flexibilizar nosso horário, podemos ajustá-lo até encontrar uma rotina com a qual estejamos confortáveis. Há quem prefira encontrar uma boa rotina e segui-la, ou que goste de ter uma rotina diferente a cada semana. Seja qual for a opção, utilizar o horário da melhor forma pode permitir molda-la em um padrão que te deixe mais produtivo e descansado.


Valores


Às vezes, priorizamos nosso trabalho sobre nossa saúde ou nossa família. Definir nossas prioridades pode nos ajudar a fazer um balanço do que realmente queremos e de quanto tempo e energia queremos alocar em diferentes aspectos de nossas vidas. Para alguns de nós, o trabalho pode ser nossa prioridade, mas para outros é fácil perceber que outras coisas vêm em primeiro lugar. Permitir ver nosso verdadeiro valor e celebrar nossas conquistas pode nos ajudar a parar de se contentar com menos do que merecemos.


Empatia consigo mesmo


'Deveria' é uma palavra desagradável. É uma palavra que costumamos usar para nos bater. Nós "deveríamos" ter feito mais no tempo que tínhamos, "deveríamos" ter obtido um resultado melhor em um seminário que realizamos, "deveríamos" ter enviado nosso boletim informativo um dia antes. A lista pode continuar indefinidamente. Reconhecer os "deverias" que usamos e nos perguntar se eles são justificados pode nos ajudar a ser um pouco mais gentis conosco. Raramente falamos para nós mesmos da mesma maneira que falamos com os outros.


Frequentemente, somos muito mais duros com nós mesmos do que com os demais. Reconhecer como falamos conosco pode nos ajudar a identificar os momentos em que precisamos nos dar um tempo. Quando cometemos um erro - o que diríamos a um colega que cometeu esse erro?


Fale sobre


Pode haver momentos em que estejamos preocupados com nosso trabalho ou estressados​​demais com um projeto. Quando esses tempos estressantes aparecem, pode ser útil falar com nosso gerente ou colegas, especialmente se sentirmos que estamos lutando para lidar com isso. Além de nos gerenciar, nosso chefe está lá para nos apoiar e nunca devemos ter que trabalhar até o ponto de ruptura. Muitos locais de trabalho têm departamentos de recursos humanos e saúde ocupacional. Essas pessoas estão lá para nos apoiar e sempre podemos contatá-las se precisarmos de ajuda ou suporte adicional.


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