• Oncare

9 frases para amenizar conflitos

Atualizado: 6 de jan.

Quando as emoções estão em alta, a maneira como expressamos nossos pensamentos e sentimentos pode ajudar a manter as conversas difíceis produtivas e gentis. Da próxima vez que você estiver tentando evitar um conflito, use estas frases para ajudá-lo a manter a calma, sem negligenciar suas necessidades e limites.



1. Eu preferiria voltar nesta conversa quando nós dois estivermos nos sentindo menos pilhados


É importante entender que você pode e deve colocar limites em torno de argumentos e conflitos. Muitas vezes, nossas emoções podem nos dominar, tornando difícil nos expressarmos adequadamente, bem como assimilar os pontos de vista da outra pessoa. Lembre-se de que você não precisa continuar com uma discussão se achar que é angustiante. Então, se você está lutando para controlar as coisas que está sentindo, coloque um pino na conversa, tire algum tempo dela e volte a ela com a mente limpa.


2. Estou curioso para saber por que você se sente assim


Esta é uma frase útil para ter em mãos, porque é uma maneira sem julgamentos de chegar ao fundo do que a outra pessoa está dizendo ou sentindo. Quando abordamos o conflito com um senso de curiosidade, com o objetivo de chegar a algum tipo de conclusão, abrimos espaço para o desenvolvimento de nossos relacionamentos.


3. Não me sinto confortável respondendo a isso agora, preciso de algum tempo para pensar sobre isso


No calor do momento, é fácil se sentir pressionado ou ter uma resposta para o que quer que seja perguntado. Mas, como mencionado anteriormente, você não precisa permanecer em uma conversa que é angustiante se não quiser. Se você achar que sua mente está confusa, mas que deseja trabalhar em tudo o que foi mencionado, deixe claro que gostaria de ter o tempo adequado para fazê-lo.


4. Meu entendimento do que você está dizendo é...


Fios cruzados são comuns quando se trata de conflito - na verdade, um mal-entendido pode ser o que o colocou nessa situação. Assim que a outra pessoa terminar de falar, repita para ela sua compreensão de seus pontos de vista e seus sentimentos, e dê a ela a oportunidade de corrigi-lo se algo não estiver certo.


5. Estou aqui para ouvi-lo e gostaria que você me ouvisse


Definir regras para uma discussão é uma boa maneira de evitar que ela se intensifique. Isso também garante à outra pessoa que você vai dar a ela a oportunidade de apresentar seu caso antes de fazer o mesmo.


6. É algo com que precisamos concordar?


Às vezes, não há necessidade de concordar sobre um tópico. Pode ser que você tenha opiniões diferentes sobre um assunto, ou talvez esteja discutindo uma situação em que - quando você olhou tudo de novo - realmente não havia certo ou errado. Como diz o ditado, concorde em discordar e siga em frente.


7. O que estou dizendo parece razoável para você?


Esta é uma maneira de verificar com a pessoa com quem você está falando, para ter certeza de que ela está seguindo seus pontos. Também está dando a eles a oportunidade de refletir adequadamente, em vez de apenas responder com base na emoção.


8. Eu preferiria que nós dois tentássemos manter um tom calmo durante esta conversa


A maioria de nós luta para lidar com gritos ou falas de maneira agressiva e, portanto, se isso está acontecendo com você, deixe claro que não é algo aceitável. Você não está apenas reforçando seus limites, mas se ambos permanecerem calmos, será mais provável que você consiga se expressar com clareza.


9. Agradeço que você esteja disposto a ter esta conversa comigo


Evitar o conflito é muito mais fácil do que enfrentá-lo de frente, com calma e compaixão. Então, reserve um momento para reconhecer este desafio e agradeça à pessoa a quem você está se dirigindo por sua disposição de expressar sua posição. Você também pode direcionar esse reconhecimento para dentro e entender que - quando feito com as intenções certas - o que você está trabalhando pode realmente ser útil no futuro.


Você tem dificuldade em se manter calmo durante discussões ou fica mais angustiado so que o normal? Na Oncare, temos muitos psicólogos disponíveis para te ajudar a entender o porquê disso e como evoluir. Acesse o nosso site e dê uma olhada: www.oncarebr.com.br.