• Oncare

5 dicas para produtividade

Em uma escala de 1 a 10, como você avaliaria a sua própria produtividade no trabalho?


Por que produtividade, agilidade e foco são temas tão comentados? “Ser responsivo e adaptável não é mais uma escolha, é uma obrigação. E o RH tem um papel fundamental a desempenhar na transformação de organizações para o business agility (agilidade comercial).” Nesta reportagem da Revista Melhor, percebemos que a relevância do tema passa pelo indivíduo e também pelas empresas.




A verdade é que para entregar mais e mais rápido é necessário, antes de tudo, se conhecer. Saber o que você faz mais rápido, o que você demora mais e o que você precisa de ajuda é essencial para o processo de ter mais foco no trabalho. Pensando nisso, a Vitalk oferece um serviço que ajuda a garantir maior produtividade para sua empresa, além de fazer a gestão emocional de todos colaboradores garantindo a privacidade dos seus dados. Clique no banner abaixo e saiba mais.


Vale também dizer que esta jornada não tem um fim específico. À medida que amadurecemos, conhecemos novas pessoas, novas práticas e técnicas diferentes para ser mais produtivo e vamos experimentando. Por isso, iremos dar 5 dicas de produtividade que podem te ajudar a começar a praticar desde já e de forma simples.


  • Não coloque muitas coisas em sua lista de a fazeres!

Para termos certeza de que vamos conseguir riscar as tarefas pendentes e sentir aquela felicidade, não coloque muitas coisas para serem feitas. Priorize. Comece pelas mais importantes e, para as demais, crie um plano com datas limites para você ir olhando e recuperando ao longo da semana. E mesmo que você não vá colocar na sua lista de prioridade, leia a tarefa a ser feita, o briefing. Esta é uma dica essencial para a próxima tarefa ficar no seu radar e você já ir se atentando a assuntos semelhantes.


  • Foque 10 minutos sem distrações

Separe 10 minutos para fazer apenas uma atividade. Não olhe para e-mail, whatsapp ou outra distração. Pesquisas comprovam que 90% das pessoas continuam trabalhando após os primeiros 10 minutos focadas. “Elas percebem o quanto avançaram na realização da tarefa em um tempo tão curto e se sentem confiantes o suficiente para terminar o trabalho o mais rapidamente possível”, explica a matéria em Pequenas Empresas e Grandes Negócios. E se você consegue ficar de forma compenetrada por horas em uma tarefa, não se esqueça da sua saúde mental e física, principalmente se está fazendo home office.


  • Tenha um espaço determinado de trabalho

Provavelmente você tem sua mesa e cadeira, seu espaço próprio de trabalho, com seu computador e seus pertences. Experimente personalizar conforme seu estilo este espaço para você ter uma conexão emocional com ele. Além de querermos ser mais eficientes no trabalho, também procuramos maior nível de felicidade e bem-estar possível. Dados indicam que quase 90% dos trabalhadores gostaria que seus empregadores oferecessem mais benefícios relacionados a espaços saudáveis.


  • Pratique o autoconhecimento

Para garantir equilíbrio e bem-estar, é necessário pedir ajuda. E pedir ajuda é um sinal de amadurecimento e autoconhecimento. Além do mais, a colaboração é chave para atingir melhores resultados. Não sofra sozinho e não espere que você precise ser super em tudo. No nosso site, você consegue conversar sobre temas específicos de foco, procrastinação e síndromes psicológicas.


Resumindo: menos é mais. Menos coisas para priorizar gera menos procrastinação e menos frustração. Se junte com um colega de trabalho para compartilharem o que estão fazendo para serem mais ágeis. E não tenha medo de testar, experimentar. Você vai entender o que dá certo e qual técnica não dá certo e, a partir disso, vai se adaptando e criando novos hábitos. Ressaltando que estas dicas foram pensadas para quem trabalha em um ambiente de trabalho corporativo, mas que podem ser adaptadas também para outros ambientes e formatos de trabalho.